Conformação
As chapas metálicas são materiais muito utilizados na indústria, servindo como base para a produção das mais variadas peças e acessórios. E, para se adaptarem a qualquer utilização, elas devem passar pelo processo de conformação onde as chapas passam por uma transformação mecânica. O processo utiliza a compressão e dobra para serem moldadas e se tornarem acessórios ou peças ideais para qualquer projeto. Essa conformação pode ser realizada em chapas de aço carbono revestidas ou não revestidas, em chapas de alumínio, cobre e inox.
Vantagens na conformação de chapas metálicas
A conformação de chapas metálicas é um processo cuja produção é sob medida para cada cliente, e tem alta produtividade, visto que seus processos são modernos, fazendo com que a peça final tenha um custo menor para a indústria. E visto as vantagens que a contratação dos serviços de conformação de chapas metálicas, é importante que o cliente escolha com cuidado a empresa prestadora deste serviço para que nenhum dos benefícios sejam comprometidos.
Corte e dobra
Os processos de corte e dobra se complementam e ocorrem a partir de uma chapa de aço padrão, alterando as suas dimensões e recortando-a para que, em seguida, ocorra o seu dobramento. Com isso, é possível obter formas bem definidas.
O corte pode ser visto como um processo de separação de uma chapa através de um golpe de prensa. Dessa forma, uma porção do material fica com um contorno determinado.
Já a dobra consiste em obter uma peça formada por uma ou mais dobras de chapa plana. Como por exemplo perfis e aros metálicos.
Para a conformação de chapas de aço há, também, o processo conhecido como embutimento ou repuxo. Essa é uma operação que objetiva obter peças em forma de recipientes, como canecas, caixas e tubos. Isso é possível pela deformação da chapa, com golpes de prensa.
Estampa
Outro método muito utilizado na conformação de chapas de aço é o de estampagem, que pode ser considerado como um processo de fabricação de peças com o corte ou a deformação de chapas em operação de prensagem a frio. Assim, emprega-se a estampagem de chapas para a fabricação de peças com paredes finas, feitas de chapa ou fita de diversos metais e ligas.
Portanto, esse é o processo pelo qual uma chapa é conformada ou transformada por meio da aplicação de uma força vertical e assume a forma da ferramenta, matriz e estampa, utilizada na operação.
O formato final da peça dependerá da chapa de aço especificada, do equipamento que está sendo utilizado na estampagem e da ferramenta aplicada na operação.
PORTFOLIO