Pindaibeiras50, residência de aço
Fonte: Revista Arquitetura & Aço
Pindaibeiras50 é o nome de uma residência incrível, para não dizer deslumbrante. Obra do arquiteto Pablo Lanza, ela fica em um local privilegiado, com vistas exuberantes, e seu design concentra-se em uma paleta de cores aconchegante, que reverencia seu estilo moderno.
Paulistano, brasileiro, formado pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, Pablo Lanza sempre transitou pelo universo do desenho, do processo criativo e da lógica construtiva. “Projetar e construir a Pandaibeiras50 foi uma experiência maravilhosa”, afirma o arquiteto. “Primeiro, o local tinha tudo o que eu levo em consideração para criar uma residência perfeita: posição do sol, vista, declividade e áreas verdes. Além disso, encontrei também proprietários parceiros, que entenderam e aprovaram todos os detalhes do projeto e da fase construtiva”.
O projeto foi idealizado sob medida para um jovem casal passar os finais de semana, recebendo amigos. O lote situa-se em uma rua sem saída, o que permitiu uma implantação ampla e sem interferência da rua. Limítrofe a uma área verde, tem como principal influência a bela vista para a mata e para um lago.
O terreno com 4.354,00 m² permitiu que a Pindaibeiras50 se desenvolvesse num único piso. Apenas o quarto principal fica em balanço sobre o aclive em direção ao lago adjacente. A fachada para a rua é composta por volumes horizontais baixos, acomodados de acordo com a forma do terreno.
Pablo Lanza dá nome aos seus projetos. Ele explica: “Dou nome para as minhas obras porque cada uma delas tem personalidade diferente”.
Para ter toda a regalia que o terreno proporciona, o projeto de 856 m² de área construída foi implantado em forma de “leque”. Assim, de um lado, a ala dos dormitórios aproveita o sol nascente e a outra mostra o incrível entardecer. “A vasta lateral do volume dos quartos é revestida por um brise em cumaru que filtra a luz ao mesmo tempo que garante privacidade”, comenta Pablo Lanza.
Ao centro da Pindaibeiras50 está a sala principal, que tem ligação direta com a área externa, onde ficam a varanda gourmet e a piscina, um dos locais mais concorridos em dias de sol.
O arquiteto mostra que toda a estrutura foi concebida em pilares e vigas de aço aparentes, em harmonia com vedações de vidro, alvenaria e madeira. “A Pandaibeiras50 foi a segunda casa em que utilizei armações metálicas”, conta Pablo Lanza.
A iluminação também é um dos destaques dessa residência. Ela aproveita muito bem a luz natural durante o dia – o projeto luminotécnico é quase todo desenvolvido através de iluminação indireta.
Atravessando a entrada social, chega-se a um amplo espaço. O ambiente de estar abre-se para uma espaçosa varanda que, por sua vez, conecta-se diretamente com a cozinha. A sala de TV, mais reservada, promove a ligação entre área social e os dormitórios.
A Pandaibeiras50 foi projetada para ter baixo impacto ambiental. Ela conta com captação e reuso de águas pluviais, produção integral de energia através de painéis fotovoltaicos, aquecimento de água por placas solares, além de automação para iluminação, condicionamento térmico e irrigação.
Fonte: Revista Arquitetura & Aço